Guia Para Iniciantes

Para você que é iniciante e caiu meio que de paraquedas neste blog, neste cantinho aqui eu explico resumidamente alguns termos relacionados a Sites e SEO, assim você não ficará tão perdido ao ler meus artigos. Também falo um pouco sobre ferramentas e habilidades ou características que considero ser essenciais para quem deseja ter sucesso como afiliado posicionando sites no Google.

Bom, sem mais enrolação, vamos ao que interessa:

Glossário de Sites e SEO:

  • Domínio: É o “nome ou endereço” de um site na Internet, exemplo: ocaradoseo.com.br
  • Registrador: Empresas onde você compra domínios, no Brasil temos o Registro.br e fora tem várias empresas como a Godaddy.
  • Hospedagem de Sites: Local onde você armazena os arquivos do seu site, existem várias empresas com diversos preços.
  • SEO ON PAGE: Toda técnica de SEO realizada “Dentro do Site” no conteúdo que você cria e publica.
  • SEO OFF PAGE: Toda estratégia de SEO realizada “Fora do Site”, normalmente relacionado a Link Building.
  • Backlinks: Links em outros sites que apontam para seu site, seja para página inicial ou algum artigo.
  • Link Building: Estratégia de SEO relacionado a conseguir links de qualidade para seu site.
  • PBN: Sigla que significa Private Blog Networking ( Rede Privada de Blogs ) é uma estratégia de Link Building.
  • Posicionamento: Verificar em que posição seus sites ou artigos estão na busca do Google.
  • EMD: Sigla para “Exact Match Domain” ( Domínio com Palavra Chave Exata ).
  • PMB: Sigla para “Partial Match Domain” ( Domínio com Palavra Chave Parcial ).
  • BRAND: Domínios de “Marca”, não tem relação com Palavra Chave.
  • CTR: Taxa de Cliques média que seus artigos posicionados recebem na busca.
  • DA: Métrica de SEO da Ferramenta Moz relacionada a Autoridade do Domínio.
  • PA: Métrica de SEO da Ferramenta Moz relacionada a Autoridade de Página.
  • DR: Métrica de SEO da Ferramenta Ahrefs relacionada a Autoridade do Domínio.
  • UR: Métrica de SEO da Ferramenta Ahrefs relacionada a Autoridade da Página.

Ferramentas que considero necessárias para fazer um bom SEO

Depois de usar muitas ferramentas, atualmente eu utilizo só dois tipos de ferramentas, são as que considero portanto essenciais para trabalhar com SEO, ferramentas para checar posicionamento no Google e ferramentas de SEO para pesquisar palavras chave, verificar links, perfil de backlinks e analisar os concorrentes.

Ferramentas de Posicionamento

Utilizo duas, SERPFOX e SERPROBOT, ambas são muito boas, a Serplab é mais barata, porém costuma não dar resultados 100% precisos porque muitas vezes não considera outros resultados na busca como “carroussel de vídeos”, snippets, imagens, etc.

O Serfox dá um resultado muito mais fiel, porém é mais caro, apesar desta desvantagem, você pode utilizar gratuitamente para monitorar até 10 palavras chaves, sendo assim é uma boa opção para quem está começando.

Ferramentas de Análise de Palavras Chaves e Links

Atualmente só utilizo uma chamada Ahrefs, em minha opinião é o tipo de ferramenta “tudo em 1” que mais oferece benefícios em relação as demais, também é a que normalmente tem dados mais confiáveis e atualizados, ela não é barata, ainda mais com o dólar alto como está aqui no Brasil, mas compensa muito para quem for trabalhar sério com SEO.

Para quem está iniciando e não tem dinheiro ou não quer gastar tanto de início, uma opção gratuita para verificar palavras chave é a ferramenta Ubber Suggest, já quebra um galho..

Habilidades Essenciais para ser um Bom Afiliado SEO

Logo abaixo segue uma lista de habilidades/ Características que eu considero ser essenciais para quem deseja ter sucesso no mundo online fazendo o que eu faço:

  • Determinação.
  • Foco.
  • Paciência.
  • Resiliência.

Não vou detalhar cada uma delas, acredito que a maioria das pessoas sabem o que significam,  caso contrário basta fazer uma pesquisa rápida no Google…rs